Ofertas Magazine Luisa Extrashop

sábado, 29 de setembro de 2012

BRASIL CAMPEÃO’ E PREFEITURA FAZEM ENCONTRO PARA INCENTIVO À LEITURA EM CARAPICUÍBA


Evento visa estimular crianças, jovens e adultos à prática da leitura e produção de textos
Registro do I Encontro de Voluntariado ocorrido em 2011 (Gilberto Cerri)

A Prefeitura de Carapicuíba e a Fundação Brasil Campeão promovem em parceria neste sábado, 29, o Encontro de líderes e o 2º Encontro de Voluntariado da Formação Continuada Roda-Mundo-Roda-Gigante direcionados aos participantes do Projeto Biblioteca Móvel e aos interessados na expansão de suas ações. Os encontros acontecem das 9 às 17 horas na Escola Estadual Doutor Benedito Lima Tucunduva, na rua Eduardo, 28, Jardim Ana Maria, com objetivo de despertar o interesse para leitura e produção textual.

Ambos os eventos fazem parte da formação continuada oferecida aos líderes de Roda do Programa 1 Milhão de Rodas, pela Fundação Brasil Campeão, junto ao Módulo III da formação continuada do Projeto Biblioteca Móvel Municipal, iniciativa de vários setores e secretarias da Prefeitura de Carapicuíba que desde 2010 visa integrar uma rede de voluntários mediadores de leitura brincantes, estimulando crianças, jovens, adultos e idosos ao prazer em expressar suas leituras de mundo.

Na ocasião, líderes de Roda atuantes ou em processo de implantação terão a oportunidade de refletir sobre sua própria prática e compartilhar experiências que contribuíram para o processo de melhoria contínua de todos. Outras informações sobre o projeto podem ser adquiridas na internet através da página facebook.com/projetobibliotecamovel.

Programação do evento:

Encontro de líderes com a Fundação Brasil Campeão (Restrito ao voluntariado atuante nas Rodas de leitura)

9 horas - Abertura da Fundação Brasil Campeão em parceria com o Projeto Biblioteca Móvel de Carapicuíba;

- Compartilhamento de experiências da prática de Roda e conteúdos que auxiliem na formação contínua do Líder de Roda com Eliane Álvares, Francislane Cruz, Eulália Calixto, Douglas Mariano, Míriam Lúcia (Direção Geral e Coordenação da Fundação Brasil Campeão);

- Ao longo do dia, está previsto “Exposição de Produtos de Rodas de leitura”, por diversos locais; “Exposição Tessituras da Vida”, com impressos da arte do pintor mineiro Gildásio Jardim, por Solange Antonia Ferreira; “Músicas de Transver o Mundo”, com Kikko Guimarães (Músico, Sociólogo, Arte-Educador), e Banda de Garagem, por alunos da Escola Estadual Tucunduva;

II Encontro de Voluntariado da Formação Continuada Roda-Mundo-Roda-Gigante (Direcionado ao voluntariado em geral, colaborador do PBMC)

13 horas - Oficina com Dança Circular “Movimentos do corpo em acordes sonoros”, com Sidney Caetano (Historiador, Coordenador Pedagógico no Cursinho Municipal Prestes Vestibulares);

14 horas - Oficina de livro, tapete e cortina de pano “Compondo leituras de vida”, com Marisa Dal Medico (Pedagoga atuante em instituições de ensino pela ONG Empreendedora);

- Criação de Roteiros de Rodas de leitura inspirados em poesias diversas, e na exposição instalada no local, com Dionéia da Silva Tozzi (Psicóloga, mediadora de leitura voluntária Catic), Solange Antonia Ferreira, Ana Lúcia Anunciação (Direção Geral e Coordenação de Núcleos do PBMC);

17 horas - Encerramento.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

PREFEITURA PROMOVE CASAMENTO DE 60 CASAIS DE CARAPICUÍBA


No sábado, 15 de setembro, 60 casais participaram da 3ª edição do Casamento Comunitário.  A Prefeitura de Carapicuíba, por meio do Fundo Social de Solidariedade, realizou a cerimônia religiosa no Instituto Casa da Gente, na Cohab II, que ficou lotado com a presença dos noivos, padrinhos e convidados.

O Casamento Comunitário objetiva realizar o sonho dos casais que carecem de condições financeiras para arcar com os custos de um casamento e fortalecer os vínculos familiares. O evento tem o apoio de voluntários, empresários e comerciantes da cidade.  Parte dos casais já convive informalmente, tendo filhos e até netos. Outra parte aproveita a oportunidade para iniciar a vida nova.

O Fundo Social ofereceu a cerimônia aos casais com direito a tapete vermelho e marcha nupcial. Foi presidida pelo Bispo Francisco Neres, que emocionou a todos os que estavam presentes. O casamento civil foi realizado antecipadamente, no Cartório de Registro Civil de Carapicuíba, com isenção de taxas.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Áurea Rodrigues Silva, ressaltou a importância do fortalecimento da instituição familiar e agradeceu as doações de empresas parceiras, que possibilitaram a beleza da cerimônia.

CARAPICUÍBA REALIZA SEMINÁRIO REGIONAL E CONFERÊNCIA CULTURAL


Na Faculdade da Aldeia, foram recebidos representantes de cidades da região e do Ministério de Cultura

A Prefeitura de Carapicuíba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, o Ministério da Cultura (MinC) e a Faculdade da Aldeia de Carapicuíba (FALC), promoveram neste sábado, 22, o Seminário do Sistema Nacional de Cultura (SNC) pela manhã. Em seguida, foi realizada a Conferência Municipal de Cultura. 

Foram discutidos temas como a importância da cultura popular e o dever dos governos federal, estaduais e municipais em apoiar as diversas manifestações, principalmente as populares, que são passadas de pai para filho, e a renovação dos meios de transmissão da cultura brasileira às futuras gerações. 

O secretário Luiz Carlos Magalhães Peixoto, falou sobre a aprovação da lei que criou o Conselho Municipal de Cultura em Carapicuíba, a importância da mobilização da sociedade civil na causa da disseminação da cultura e sua satisfação por Carapicuíba ser a sede do Seminário.

O representante do Ministério da Cultura (MinC), Valério da Costa Benfica, falou do progresso de Carapicuíba com relação à participação junto ao Sistema Nacional de Cultura (SNC), lembrando que a cidade já tem, além da Secretaria de Cultura instituída, o Fundo Municipal de Cultura (FMC), o Conselho Municipal de Cultura (CMC). Lembrouu também que já está em tramitação a lei municipal de cultura e o Plano Decenal de Cultura (PDC).

A realização do Seminário é uma das condições para que os municípios estejam aptos a receber recursos do MinC por meio de convênio com o SNC, cuja implantação faz parte das metas do Plano Nacional de Cultura (PNC). Este Sistema foi criado para estimular e integrar as políticas públicas dos governos Federal, Estadual e Municipal e gerir a circulação de informações entre os governos e a sociedade civil.

Para fazer parte do SNC o município deve atender alguns requisitos: ter uma Secretaria de Cultura, um Conselho Municipal de Cultura, um Fundo Municipal de Cultura, uma lei de incentivo fiscal para a cultura e um Plano Decenal de Cultura, além de realizar conferências anuais.

Com a realização do Seminário, Carapicuíba cumpriu todos os requisitos, e após a implantação da Lei Municipal de Cultura e da apresentação do PDC, o município estará habilitado a receber verbas do Ministério da Cultura, a partir de janeiro de 2013.

Após o Seminário, aconteceu a Conferência Municipal de Cultura de Carapicuíba, com o Tema: “Estudos e ações para o Fomento e Dinamização das Artes e Cultura de Carapicuíba”. Artistas, autoridades, profissionais das Secretarias de Cultura e Educação, juntamente com a sociedade civil, debateram sobre os avanços e dificuldades para a valorização das expressões culturais do município. Também houve apresentação de música e dança.  

DIA NACIONAL DE LUTA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA É MARCADO POR EVENTO NO SENINHA EM CARAPICUÍBA


Evento no Ginásio de Esportes Ayrton Senna, na sexta, 21, marcou a homenagem ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiências em Carapicuíba. Organizado pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Carapicuíba (CMPcD), o evento recebeu entidades como o Centro de Atendimento Especializado Léa Rosemberg, a Associação Projeto Oficina, Associação Cisne e Conexão SIS.


Com a presença do Secretário de Assistência Social Dr. João Napulião de Oliveira e demais autoridades, os presentes assistiram apresentação do Coral de Idosos são Joaquim e uma pantomima (apresentação teatral com mímica e música). O público presente também se descontraiu com danças e brincadeiras e todo o evento foi traduzido em libras.

Ações da Prefeitura de Carapicuíba trouxeram muitos progressos nesta área, como a criação do CMPcD, instalação de mais de trinta (30) rampas para garantir acessibilidade e mobilidade urbana para as pessoas com deficiência e as salas de aulas com recursos nas EMEFs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) para atender as crianças com necessidades especiais, dentre outras ações.


CARAPICUÍBA REALIZA III FÓRUM MUNICIPAL DE TUBERCULOSE


Na última quinta feira, 20 de setembro, aconteceu no Teatro FUCA, o III Fórum Municipal de Tuberculose com tema "Tuberculose, responsabilidade de todos nós", organizado pela Prefeitura de Carapicuíba por meio da Secretaria da Saúde (Núcleo de Atendimento em Infectologia - NAIC, Programa Municipal de Controle da Tuberculose e Programa de DST/AIDS).




Participaram do evento médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, dentistas, assistentes sociais, coordenadores, conselheiros de saúde e a população usuária dos serviços de saúde do município.

O objetivo do evento foi destacar a importância da atenção básica na busca ativa de sintomáticos respiratórios (pessoas apresentando tosse por mais de 3 semanas) e a coleta do exame do escarro para o possível diagnóstico de tuberculose.

O evento também teve o intuito de premiar com um certificado e um troféu simbólico as unidades que tiveram os melhores resultados pelo trabalho programa municipal de combate e controle da tuberculose.

A tuberculose é uma doença infecto contagiosa de transmissão respiratória e ainda causa preconceito na população. Porém a adesão ao tratamento correto garante a cura após seis meses de tratamento, interrompendo a cadeia de transmissão. 

Carapicuíba recebe Prêmio “Qualidade nas Ações de Controle da Tuberculose”

Nesta terça feira 25 de setembro, o Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, através da Coordenadoria de Doenças do Centro de Vigilância Epidemiológica “Profº Alexandre Vranjac”, Divisão de Tuberculose, conferiu ao Município de Carapicuíba o prêmio, “Qualidade nas Ações de Controle da Tuberculose” pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido no município.

A cura de mais de 90% dos casos de tuberculose em 2011 colocou Carapicuíba entre um dos melhores Programas do estado de São Paulo. A premiação é o resultado do esforço dos profissionais de saúde capacitados para explicações e aconselhamento adequando  desde o diagnostico até a cura.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

PREFEITURA OFERECE PALESTRA SOBRE TÉCNICAS DE SERVIÇOS DOMÉSTICOS


A Prefeitura de Carapicuíba, por meio da Coordenadoria de Políticas para a Mulher (Secretaria de Governo) e Secretaria de Assistência Social e Cidadania organizou, na última sexta-feira, 14, uma palestra sobre profissionalização em serviços domésticos, para as mulheres que frequentam as atividades do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e residem no Jardim Ana Estela. O encontro ocorreu no salão comunitário da Paróquia Nossa Senhora das Graças, no mesmo bairro.


A palestra foi proferida por Carla Beneduce, representante da Academia de Serviços, uma escola de serviços domésticos, que profissionaliza e encaminha alunas para novas contratações. 

A palestrante explicou a importância da capacitação e desenvolvimento de técnicas nas atividades domésticas, como cuidados com roupas, organização de armários, planejamento de cardápios e higiene no preparo de alimentos, dentre outras, visando a conquista de melhores empregos e ascensão no mercado de trabalho. Ao final houve uma confraternização com distribuição de brindes e lanche.

A Academia de Serviços tem sua sede em Cotia e oferece curso gratuito para mulheres desempregadas, com duração de 24 horas/aula. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 4612-5047.

A Coordenadoria da Mulher, criada em 2010, promove diversas atividades para oferecer informação e esclarecimento às mulheres carapicuibanas. A próxima palestra sobre o mesmo tema será realizado no dia 2 de outubro no Parque Flórida.

sábado, 22 de setembro de 2012

PREFEITURA PRESTA CONTAS DO ORÇAMENTO DO QUADRIMESTRE


A Prefeitura de Carapicuíba, através da Secretaria de Planejamento e Controle da Gestão, realiza na próxima terça, 25, prestação de contas da execução orçamentária do período compreendido entre maio e agosto deste ano. A Audiência  é aberta à população e será realizada na Câmara Municipal a partir das 10 horas.

A Audiência Pública garante a transparência das contas da Administração e cumpre o que estabelece a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O secretário apresentará dadossobre investimentos destinados às Secretarias Municipais, dentre outros.

PREFEITURA DE CARAPICUÍBA OFERECE PALESTRA, INFORMAÇÃO E ATENDIMENTO PARA MULHERES


A Prefeitura de Carapicuíba, por meio da Secretaria da Saúde, promoveu um dia de orientação e atendimento à saúde da mulher em parceria com a Igreja Universal do Reino de Deus. O evento aconteceu neste domingo 16, no salão da Igreja, na Av. Inocêncio Seráfico, Jardim Santo Estevão.

Com orientações médicas e atendimento de enfermeiros e assistentes sociais, o evento começou às 9h e terminou às 17h, e teve como ponto alto a palestra interativa da dra. Albertina Duarte, que explanou o tema para mais de 250 mulheres, falando sobre os cuidados com a saúde em todas as etapas da vida.

Dra. Albertina Duarte é ginecologista e obstetra. Também é escritora e professora na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), responsável pelo ambulatório de Ginecologia da Adolescência do Hospital das Clínicas de São Paulo e coordenadora do Programa Estadual do Adolescente da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

A secretária da Saúde, Simone Augusta Monteaperto afirmou que eventos como estes são muito importantes porque oferecem informação sobre o próprio corpo para que a mulher viva com qualidade de vida e evite doenças como o câncer de mama e do colo do útero.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

PREFEITURA DE CARAPICUÍBA REALIZA A 1ª FEIRA DA CIÊNCIA

No sábado, 15, a Prefeitura de Carapicuíba, por meio da Secretaria da Educação, realizou a Primeira Feira da Ciência, no Calçadão. Durante toda a manhã, os alunos das EMEFs Argeu da Silveira Bueno, Edegar Simões, João Hornos e Noemy da Silveira Rudolfer apresentaram seus trabalhos aos colegas e à população que transitava no local.



“É o dia mais feliz da minha vida!”, exclamou um dos alunos; “É fantástico, nunca vi coisa igual”, declarou emocionada a diretora Benedita, da EMEF Noemy da Silveira Rudolfer.

No final, uma comissão constituída pelos professores formadores do Instituto Ciência Hoje e da Equipe Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação avaliaram os projetos apresentados pelos professores e alunos:

MÓDULO “Aventure-se no Conhecimento”:

   EMEF Argeu da Silveira Bueno:
      “Sustentabilidade, Rio + 20” - professores Rafael Santos Capelo e Sheila Aparecida Inácio  (premiado)

  EMEF Edegar Simões:
      “Meio Ambiente – Vulcão” - Profª Gislaine Rodrigues de Amorin (5º. G)
“Tipos de formiga”- Profª Maria Vera Lucia de Silva Oliveira (5º I)
“Formigueiro” - Profª Regina Silva Almeida Lima (5º. F)
“Maquete do formigueiro e vulcão” - Profª Lindalva e Ricardo Morais da Silva (5º. C)

   EMEF Noemy da Silveira Rudolfer:
“Onde para onde – cartografia” - profª Nair Oliveira dos Santos

MÓDULO “Desafios e experiências”:

   EMEF Edegar Simões:
“Ovo com dor de dente” - Profª Janete Yoneya de Moraes (premiado)
“Reciclagem de embalagens diversas”- Profª Maria José Carducci
“Feitiço para navegar” – Profª Nívia Maria Antonia
“O bicho da seda” – Profª Zulema Medeiros C. Moraes;
“Tapete de Brincadeira” - Profª Vivian Cristine Bispo.

   EMEF João Hornos:
 “Arte da transformação”- prof ª Keli Cristina M. Aguiar

   EMEF Noemy da Silveira Rudolfer:
“Arco Iris Dentro da Escola”- prof ª Valdirene e Benedita



Educação Científica muda postura de alunos e da comunidade

Os moradores da COHAB 5 estão mudando a sua visão sobre o lixo produzido no bairro. Essa transformação é motivada por alunos do 5º ano A, da EMEF Professor Argeu Silveira Bueno. Além da campanha no bairro e na escola, os estudantes também montaram um blog para divulgar a ação na internet (www.nossolixonossavida. blogspot.com.br).

A perspectiva científica foi inserida na vida escolar por meio do Programa  Ciência Hoje de Apoio à Educação (PCHAE), uma parceria entre o Instituto Ciência Hoje e a Secretaria Municipal de Educação. O PCHAE tem principal instrumento a revista “Ciência Hoje das Crianças”, associada a um curso de formação para os professores trabalharem a publicação.

Em Carapicuíba o PCHAE é desenvolvido para mais de 6 mil alunos e 190 professores da rede pública, distribuídos em 3 módulos, de acordo com a estratégia definida para a rede municipal de ensino. O módulo “Desafios e Experiências” aborda o trabalho por projeto no ensino de ciências e está sendo aplicado para os alunos e professores do 4º ano. Já o módulo “Aventure-se no Conhecimento” está direcionado para o 5º ano e trabalha o estudo de campo como instrumento pedagógico. Na educação infantil foi implantado o “Ateliê de Ciência e arte”, que associa conceitos científicos com a contação de histórias para alunos em fase de pré-alfabetização. 

“Com essa parceria, os alunos de Carapicuíba estão vivenciando a ciência relacionada com a vida e os problemas sociais. Com isso estamos contribuindo para a formação de cidadãos críticos e comprometidos com o desenvolvimento do município.”, comenta a secretária da educação, profª Aparecida da Graça Carlos.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

MORADORES DO JARDIM CAPRIOTTI E BOM PASTOR GANHAM UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA

A Prefeitura inaugurou, no sábado, 15, a Unidade de Saúde da Família “Natercio Silva Arruda”, localizada na Rua Bom Pastor, 115, Jardim Capriotti. O imóvel construído com recursos da Prefeitura tem mais de 350 m² de área construída (recepção, sala de reunião, consultórios médicos e dentários) totalizando 12 salas e três banheiros.


Participaram da inauguração a Secretária Municipal da Saúde, Dra. Simone Augusta Monteaperto, o Deputado Estadual Isac Reis, a sra. Severina Silva Arruda, mãe do homenageado (Natércio Silva Arruda), autoridades e centenas de moradores.

A secretária da Saúde informou que a Unidade funcionará, inicialmente, no modelo de saúde convencional, com todas as especialidades médicas. Posteriormente abrigará também as equipes do Programa Saúde da Família, compostas por médicos, dentistas, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários vão até as famílias, realizando visitas periódicas na própria residência, proporcionando mais qualidade no relacionamento com a população assistida.

A Unidade, que vai beneficiar milhares de famílias do Jardim Capriotti e dos bairros vizinhos, é uma reivindicação dos moradores, que há oitos anos a tiveram a sua UBS fechada. A Prefeitura homenageou Natercio Silva Arruda, morador do bairro falecido, que teve a sua vida dedicada ao transporte de crianças portadoras do vírus HIV.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

CARAPICUÍBA: AGILIDADE NA EXECUÇÃO DA OBRA DO NOVO CENTRO

 Área do novo terminal é preparada para a fundação. A obra será entregue em aproximadamente seis meses.


A Prefeitura de Carapicuíba acompanha passo a passo as obras de construção do novo terminal rodoviário que integra o Projeto Novo Centro. A primeira intervenção para o início das obras foi a interdição, derrubada do antigo terminal e a retirada do entulho.

Após a limpeza da área, a obra encontra-se na fase da terraplenagem. O terreno está sendo nivelado e preparado para a fundação, que sustentará toda a estrutura do novo terminal, que terá acima do teto, a passarela que ligará o Calçadão à Estação Ferroviária, às faculdades e ao Parque da Lagoa.

O Projeto Novo Centro prevê a construção de passarela, boulevard, túnel da Av. Mário Covas e do novo terminal de ônibus com acesso à CPTM. A obra é uma parceria entre a Prefeitura de Carapicuíba e o Governo do Estado, por meio do FUMEFI (Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimento).

As intervenções são as maiores realizadas pelo FUMEFI até hoje, somando cerca de R$ 60 milhões. Além no novo terminal, já foram construídas novas ruas que formam o Sistema Viário da Lagoa. Para isso foram necessárias a canalização do Córrego do Pedreira, abertura das novas vias e pavimentação. Elas oferecem nova ligação do município à Rodovia Castelo Branco e acesso às faculdades. Com o Projeto Novo Centro, a Av. Mário Covas ficará mais rápida, sem semáforos e faixas de pedestres, e a população ganha a segurança da passarela.

=================

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

CULTURA É TEMA DE SEMINÁRIO E CONFERÊNCIA NESTE SÁBADO


Carapicuíba recebe participantes do Seminário Regional de Cultura, que integra o Sistema Nacional, e também realiza a Conferência Municipal.


No próximo sábado, 22 , das 8h às 12h, Carapicuíba sedia o Seminário do Sistema Nacional de Cultura de abrangência regional. O seminário envolve quinze municípios da região oeste da grande São Paulo para presenciar e debater questões de Programas de Cultura do Sistema Nacional de Cultura (SNC) e do Ministério da Cultura (MINC).

O evento, aberto a todos os interessados, será realizado nas dependências da FALC – Faculdade da Aldeia de Carapicuíba, localizada na Estrada Aldeinha nº245, Jardim Marilú e conta em sua programação com apresentação de projetos e programas do MINC, exposições e debates.

Artistas, autoridades e sociedade civil debatem a cultura do município

Após o Seminário, no período das 14h às 18h, os grupos artístico-culturais da cidade e sociedade civil debatem os rumos dos afazeres culturais na Conferência Municipal de Cultura, que tem por Tema: “Estudos e Ações para o Fomento e Dinamização das Artes e Cultura de Carapicuíba”

O Seminário e a Conferência, de significativa importância para o estímulo e dinamização das artes e cultura de Carapicuíba, serão realizados pelo Conselho Municipal de Cultura (COMCUCA), com o apoio da Prefeitura de Carapicuíba por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (SECULT), Faculdade da Aldeia de Carapicuíba (FALC) e a Representação Regional do Ministério da Cultura – São Paulo.

A Prefeitura de Carapicuíba convida a todos que se interessam pelas artes e cultura a comparecerem para debater aspectos e o fortalecimento da cultura, valorizando a diversidade cultural e a inclusão social. A confirmação da presença deve ser feita pelo telefone 4186-0687 até sexta-feira, 21.

sábado, 15 de setembro de 2012

FESTA DE SANTA CRUZINHA TERÁ PROGRAMAÇÃO COM ATIVIDADES CULTURAIS E RELIGIOSAS

A Prefeitura de Carapicuíba planejou mais uma edição da tradicional Festa de Santa Cruzinha, evento que acontece anualmente na Aldeia de Carapicuíba como uma das maiores festas de tradição cultural e religiosa do município.

Os festeiros deste ano são Albertina Pereira Leite Silva, Lício Inácio da Silva e a Comunidade Santa Catarina que agendaram a edição de 2012 para este sábado, 15, e domingo, 16. Também apoiam a Festa, a Comissão Paulista de Folclore e a Associação Sarabaquê de Difusão Cultural e Social.

A programação de sábado, 15, tem início a partir das 19 horas, com o levantamento do Mastro e a Dança de Santa Cruz, conhecida também como “Sarabaquê”. Em seguida, haverá a “Zagaia”, executada por famílias que mantêm a tradição tricentenária.

No domingo 16, será celebrada uma missa em louvor à Santa Cruz às 11 horas. No período da tarde, a partir das 14 horas, o público presente poderá prestigiar shows musicais com participação de grupos de música de raiz e “amigos da viola”, além de Congada e Folia de Reis. Às 18 horas, os fiéis sairão em procissão e depois participarão da Celebração da Palavra, finalizando a festa.  Quermesse, comida típica, artesanato também fazem parte da programação.

Festa da Santa Cruzinha

A Festa da Santa Cruzinha é uma versão simplificada da Festa de Santa Cruz que acontece no início de maio, e une a tradição cultural à celebração católica da Exaltação da Santa Cruz, comemorada no dia 14 de setembro, lembrando aos cristãos o triunfo de Jesus, vencedor da morte e ressuscitado pelo poder de Deus.

Veja vídeo produzido pela Tv Sesc na série Coleções com informações sobre esta tradicional festa.

CBB PROMOVE ‘BOXE OLÍMPICO’ EM CARAPICUÍBA NA DESPEDIDA DO PUGILISTA DANIEL FRANK


O Ginásio de Esportes Aírton Senna, em Carapicuíba abriga neste sábado, 15, a partir das 18 horas, o evento denominado “Boxe Olímpico – Amador e Profissional” promovido pela Confederação Brasileira de Boxe (CBB) e que terá como atração principal a luta de despedida do pugilista carapicuibano Daniel Frank, que encerrará sua carreira após o combate com o “gigante” Kleber Geovani.

Depois de deixar os ringues, o atleta voltará suas atenções para o Instituto Daniel Frank (IDF), de sua responsabilidade, que desenvolve o programa “Educação através do Esporte” com o objetivo de incentivar crianças e jovens a praticar esportes, além de oferecer cursos de qualificação profissional, educando e ensinando valores como o respeito ao próximo, contribuindo dessa forma para o desenvolvimento em Carapicuíba. O IDF conta com apoio da Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Carapicuíba, além de parcerias privadas.

Além da luta de despedida de Daniel Frank, o evento da CBB contará com 10 disputas envolvendo as modalidades Infantil (12 a 14 anos), Cadete (14 a 16 anos) e Adulto. A competição reunirá atletas dos municípios de Jandira, Poá, Guarulhos, Rio Claro, Mogi das Cruzes, São José dos Campos, Sorocaba e São Paulo.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

CIDADE DE CARAPICUÍBA REGISTRA SEU MENOR ÍNDICE DE MORTALIDADE INFANTIL

Taxa medida pelo Seade é de 8,8 mortos a cada mil nascidos vivos, contra 12,9% registrado em 2009


A cidade de Carapicuíba registra seu menor índice de mortalidade infantil. Dados divulgados pela prefeitura, a partir de levantamento da Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados), mostram que a mais recente taxa, divulgada na última semana, foi de 8,8 mortos para cada grupo de mil nascidos vivos.

Esse índice representa uma queda de quase quatro pontos percentuais em relação à registrada em 2009, quando foi iniciada a atual gestão e a cidade tinha uma mortalidade de 12,9/ mil nascidos vivos.
O resultado alcançado está ainda abaixo da média estadual, que ficou em 11,38, e representa quase metade da taxa nacional de mortalidade infantil, que é de 15,6.

"Essa grande conquista é resultado de investimentos em reformas, construções de novas unidades e contratações de médicos, dentre outras ações adotadas na rede municipal de Saúde”, explica o prefeito Sergio Ribeiro.

Dentre elas, segundo ele, estão medidas específicas voltadas a gestantes e recém-nascidos. “Investimentos em um atendimento mais humanizado e programas de pré-natal. Temos muito ainda por fazer, mas os números provam que estamos no caminho certo", completa.

Barueri foi a única cidade onde o índice cresceu.

Além do recorde registrados em Carapicuíba, dados da Fundação Seade apontam que a taxa de mortalidade infantil caiu na maioria das cidades da região Oeste.
Barueri foi a única cidade onde o índice cresceu entre 2010 e 2011, passando de 8,0 para 8,5 a cada mil nascidos vivos. 

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

SERGIO RIBEIRO ASSINA TERMO PELA NÃO MUNICIPALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO

Na segunda-feira, 3, no Instituto Casa da Gente, em Carapicuíba, o prefeito e candidato à reeleição Sérgio Ribeiro (PT) realizou uma plenária com educadores e população para apresentar suas propostas na área da educação para um próximo governo.



Durante o encontro Ribeiro assinou um Termo de Compromisso, a pedido de integrantes da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), subsede de Carapicuíba, comprometendo-se a  não municipalizar a educação.

"Nosso compromisso é com a qualidade do ensino e essa deve existir seja no âmbito municipal, como no estadual, por este motivo investimos na formação continuada dos profissionais que atuam na rede de educação do município, na infra-estrutura das unidades e nas condições necessárias para que os alunos cheguem e se mantenham na escola: transporte escolar, uniforme, merenda e material", disse Sergio Ribeiro.

“Continuaremos investindo pesado na área de Educação e redobrando a atenção à saúde, dando continuidade ao que já foi iniciado neste primeiro mandato”, complementou.

Segundo a assessoria de imprensa de Ribeiro, a municipalização da educação vai na contra-mão dos princípios do Partido dos Trabalhadores. Além disso, ela gera o desemprego dos professores que atuam na rede estadual, muitos deles, com mais de 20 anos de profissão.

O evento também contou com a presença do deputado estadual Isac Reis, além de militantes da campanha a reeleição e candidatos a vereador da coligação.

sábado, 8 de setembro de 2012

MINISTROS DE DILMA SEGUEM DECLARANDO APOIO A SERGIO RIBEIRO

A candidatura à reeleição do prefeito Sergio Ribeiro (PT), de Carapicuíba, vem recebendo regularmente declarações de apoio do ministério da presidente Dilma Rousseff (PT) e de líderes petistas.  O lote mais recente, que pode ser visto acessando o endereço eletrônico www.youtube.com que ao digitar o nome do prefeito, verá depoimentos do deputado federal Marcos Maia, presidente da Câmara dos Deputados; José Eduardo Cardozo, ministro da Justiça; Aloísio Mercadante, da Educação e Ideli Salvatti, das Relações Institucionais, este depoimento disponível nos canais de mídia do PT Nacional. 


Além de ministros a campanha de Sergio Ribeiro conta com o apoio de líderes políticos como os deputados estaduais Marcos Martins e Isac Reis, que é morador de Carapicuíba, ambos do PT.

Vídeos com mensagens em que eles manifestam seu apoio à reeleição do prefeito, estão disponíveis no canal de Sergio Ribeiro, no facebook (facebook.com/sergioribeiropt) e em seu site pessoal: www.sergioribeiropt .com.br

CAMINHADA E ‘MEGA’ PLENÁRIA MARCAM SEMANA DE SERGIO RIBEIRO EM CARAPICUÍBA


A campanha do petista Sergio Ribeiro à reeleição como prefeito de Carapicuíba continua sua sequência de atividades com a realização de caminhadas e outras atividades pela cidade.

No final de semana passado ele e sua equipe participaram de uma caminhada na avenida Inocêncio Seráfico, principal via da cidade, acompanhado por cerca de 300 apoiadores de campanha.

Na noite de quinta-feira desta semana, dia 6, estava prevista a realização de uma “mega” plenária de campanha, com o candidato se unindo a personalidades como seu companheiro de chapa e atual vice-prefeito, Salim Reis; do deputado estadual pela cidade, Isac Reis (PT) etc. O evento era aberto ao público, no Instituto Casa da Gente, na Cohab 2, e a organização de campanha previa um dos maiores encontros de Sergio Ribeiro com a população local.

Em todas essas ações o candidato conversa com comerciantes e munícipes ressaltando as ações realizadas e itens das propostas aglutinadas em seu Plano de Governo.

EQUIPE MIRIM DE BASQUETE REPRESENTA CARAPICUÍBA NA OLIMPÍADA ESCOLAR DO ESTADO

A equipe mirim de basquete feminino da escola Estadual Professora Hadla Feres, de Carapicuíba, participou entre os dias 2 e 11 de agosto das finais da Olimpíada Escolar do Estado de São Paulo, realizada na cidade de Itapeva, interior do Estado. Sob o comando dos professores Márcio e Silvia, as carapicuibanas encerraram sua participação na 5ª colocação.

Meninas de Carapicuíba terminaram em 5º na Olimpíada Escolar do Estado
Ao todo, a competição reuniu 146 municípios de todo o Estado, representados pelas delegacias regionais de Araçatuba, Araraquara, Bauru, Barretos, Campinas, Capital, Franca, Grande São Paulo, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Santos e Sorocaba, além de Itapeva.

A Final Estadual reuniu cerca de 2200 alunos na categoria mirim (até 14 anos) e 633 pessoas, entre dirigentes, organizadores, professores e árbitros.

PREFEITURA DE CARAPICUÍBA ABRE ISCRIÇÕES PARA O FESTECAR


Desde o dia 31 de agosto estão abertas as inscrições para as companhias teatrais interessadas em participar da 11ª edição do Festival de Teatro de Carapicuíba,  organizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo como uma forma de incentivar as artes cênicas na cidade e na região.


De acordo com os organizadores serão selecionados dez espetáculos que deverão ter duração entre 40 minutos e 1 hora e meia e que estejam devidamente autorizados pelos órgãos oficiais de registro de textos teatrais como Sbat e Ecad. A escolha será feita por meio de uma comissão formada por dois profissionais habilitados na área teatral.

As apresentações serão sediadas no Teatro Municipal Jorge Amado e seguirão um cronograma dentro dos dias 24 e 30 de setembro, com três sendo apresentados às 15 horas, e os sete demais às 20 horas.

O transporte da equipe e material cênico, além da montagem e da desmontagem de cenários e luz, será de inteira responsabilidade do grupo, companhia ou produção. A fim de auxiliar no processo de preparação para a apresentação, o teatro disponilibizará um técnico para orientação dos visitantes. Os participantes terão três horas para montagem do espetáculo.

As inscrições podem ser feitas até 14 de setembro na sede da Secretaria de Cultura e Turismo, localizada na praça da Aldeia , casa 9, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. Além da ficha de inscrição, os participantes deverão ainda dispor de uma cópia do release do espetáculo, uma cópia do currículo do grupo, uma cópia do DVD do ensaio ou do espetáculo e três fotos coloridas.

Após passarem pelo crivo da comissão julgadora, os grupos selecionados receberão ligação ou e-mail com a confirmação da participação no Festival. Cada grupo receberá uma ajuda de custo no valor de R$ 300,00. Os espetáculos terão entrada franca e serão apresentados no Teatro Municipal Jorge Amado, cujo endereço é avenida Miriam, 86, Centro.

“Este e outros eventos voltados para a cultura que estão acontecendo na cidade são de grande valia para a população. A arte amplia nossa educação e visão do mundo, além de entreter e divertir”, disse Luiz Carlos Magalhães Peixoto, secretário de Cultura de Carapicuíba.

ESCOLAS DE ENSINO INFANTIL DE CARAPICUÍBA ABREM INSCRIÇÕES PARA 2013.

Os pais interessados em matricular seus filhos em uma das escolas da rede municipal de ensino infantil de Carapicuíba (fase II – 4 a 5 anos) para o ingresso em 2013, poderão fazê-lo até 28 de setembro, se dirigindo até a sede da Secretaria de Educação, que fica na rua Salvador, 34, Cohab 2.

As inscrições devem ser efetivadas na sede da Educação

Já para as crianças com idade própria para a fase I, as vagas permanecem abertas durante todo o ano, bastando que os pais se dirijam também à sede da Educação para efetivar a inscrição da criança.

sábado, 1 de setembro de 2012

CARAPICUÍBA PROPÕE REUNIÃO PARA DEBATER ASSUNTOS DO PAC-CADAVAL

Encontro marcou a apresentação do projeto de canalização do córrego Cadaval.

O auditório da Faculdade Técnica do Estado de São Paulo (Fatec) e Escola Técnica de São Paulo (Etec) foi o local da reunião de quinta-feira, 23, organizada pela Unidade Executora Local (UEL), grupo de pessoas da Prefeitura de Carapicuíba que gerenciam e organizam o trabalho técnico social do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC). A UEL é formada por uma exigência do Ministério das Cidades, órgão do governo federal, quando existe uma obra do PAC na cidade onde é necessária a remoção ou transferência de famílias de um local para outro. O seu papel é articular propostas para serem implantadas dentro do Projeto de Urbanização e de Regularização Sustentável.

Durante o encontro estiveram presentes as Coordenadorias da Defesa Civil e da Mulher e as Secretarias: e as Secretarias: Saúde, Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Assuntos Jurídicos, Educação, Administração, Desenvolvimento Econômico, Social e Trabalho, e Assistência Social e Cidadania.

Na ocasião, o projeto de Canalização do córrego Cadaval e a composição da UEL foram apresentados pela Coordenação do Trabalho Técnico Social. O secretário de Assistência Social, João Napulião também apresentou os técnicos da equipe. Em seguida, foram expostas as ações já realizadas na área com o conjunto dos moradores e representantes como a oficina de leitura de mapa e organização da visita para conhecer as unidades habitacionais que estão sendo construídas próximas à estrada do Tambory.

O trabalho social em habitação é concebido como um conjunto de ações inclusivas com caráter socioeducativo, adequadas à realidade socioeconômica e cultural da população e às características da área de intervenção adequadas aos princípios da Política Habitacional.

As ações previstas serão realizadas junto à população que habita as margens e entorno do Córrego Cadaval e serão subdivididas em três macroações: Mobilização e Organização Comunitária (MOC), Geração de Emprego Renda e Trabalho (Gert) e Educação Sanitária e Ambiental (ESA).

Ao todo serão reassentadas 728 famílias nos conjuntos habitacionais Tambory e Pequiá, atendendo aproximadamente 2.912 pessoas.

O próximo encontro da UEL está previsto para o dia 28 de setembro, com local e horário a serem definidos.

HOSPITAL DE CARAPICUÍBA RECEBE R$ 1 MI PARA NOVOS EQUIPAMENTOS

O Hospital Geral Carapicuíba (HGC) recebeu R$1 milhão de investimentos da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. O recurso foi destinado à aquisição, em maio deste ano, de 54 equipamentos, incluindo cardioversor infantil com blender, central de monitoração para 20 leitos, cinco ventiladores pulmonares e máquina para hemodiálise.

A unidade é administrada pela Organização Social de Saúde (O.S.S.) Cruzada Bandeirante São Camilo e conta com 243 leitos, sendo 20 de UTI Adultos, 13 de UTI Neonatológica e 5 de UTI Pediátrica. Possui pronto socorro, maternidade de alto risco, serviço de Hemodiálise e ambulatório de especialidades médicas.